quarta-feira, 18 de abril de 2018

O poder da meditação e Yoga na melhora da qualidade do seu sono

Os benefícios de uma boa noite de sono são inegáveis. Mas, sabe-se que a insônia é um mal que faz parte da rotina de uma grande parte da população brasileira e mundial.

Pesquisas apontam que mais de 36% dos brasileiros têm dificuldades para dormir e várias são as causas apontadas para isso.

Preocupações profissionais, dificuldades financeiras, desemprego e, até mesmo, hábitos inadequados, como uso de eletrônicos antes de dormir, são os grandes causadores do alto índice da pesquisa.

Poucas pessoas param para ajudar o corpo e a mente a relaxarem e, no nosso post, falaremos como a meditação e o Yoga podem ajudar na melhora da qualidade do seu sono. Relaxe e continue lendo!


Em busca da causa

Como vimos, vários são os motivos que podem levar uma pessoa a não dormir bem e também vários são os tratamentos.

A insônia pode ser passageira, em virtude de problemas momentâneos que o indivíduo está vivenciando, ou pode ser um problema de saúde e, neste caso, um médico deverá ser consultado para que se receba as devidas orientações e medicação, caso necessário.

Na maioria das vezes, no entanto, ela é causada por estresse ou por maus hábitos, quer seja alimentar ou mesmo comportamental.

Existem várias alternativas para ajudar quem sofre de insônia, que vão desde os exercícios de relaxamento, prática de uma atividade física, às mudanças drásticas de hábitos.

A verdade é que, no mundo tecnológico e corrido em que se vive, poucas são as pessoas que conseguem relaxar, para aí conseguir dormir bem.


Os benefícios da meditação e do Yoga

O que precisa-se ter consciência é que corpo e mente funcionam de modo integrado.

Mens sana in corpore sano, diz a conhecida frase em latim, orientando desde há muito tempo que quando mente e corpo estão harmonizados e em sintonia existem, sim, corpo e mente sadios.

Vários são os benefícios do Yoga e da meditação para o conjunto corpo e mente, uma vez que proporcionam o equilíbrio, a harmonia e o relaxamento físico e mental e, entre eles, está a melhora da qualidade do sono de seus praticantes.

Estudos confirmam que a prática do Yoga e da meditação pode provocar mudanças nos genes, possibilitando o alívio das dores, o controle da diabetes, o equilíbrio emocional e até o retardamento do envelhecimento.


Melhorando a qualidade do sono

A prática regular e correta do Yoga pode trazer benefícios e alívios para algumas doenças, incluindo insônia ou outros distúrbios do sono.

Uma das funções da prática do Yoga é relaxar o estresse, proporcionando desta forma o equilíbrio e a harmonia entre corpo e a mente.

A prática do Yoga proporciona a sensação de paz e satisfação profunda, o que com certeza ajudará a melhorar a qualidade do sono.

A meditação, por sua vez, também ajuda na qualidade do sono, porque a sua prática faz com que a pessoa saiba usar a sua concentração de forma mais ampla.

Ao meditar, se estabelece uma ligação entre corpo e mente e é possível desligar-se do mundo exterior, diminuindo a ansiedade e adquirindo maior calma e serenidade, o que vai permitir com que a pessoa durma tranquila.

Praticando Yoga e meditação, toda a respiração também é trabalhada, o que vai proporcionar uma melhora física e ajudar na qualidade do sono.

Se você gostou do nosso post, acesse nosso blog e conheça nossas atividades e novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário