quarta-feira, 21 de março de 2018

Jiu-Jitsu: quantos anos até a faixa vermelha

Em 2012, a IBJJF - International Brazilian Jiu-Jitsu Federation atualizou o sistema de graduação do milenar Jiu-Jitsu.

A atualização foi realizada para que houvesse uma padronização e um melhor nivelamento dos atletas para os campeonatos brasileiros e mundiais, além de facilitar a compreensão do processo de evolução e classificação dos mesmos.

Com a atualização, também ficou mais fácil ao iniciante compreender como funciona o processo de graduação e os passos que deverá seguir na luta.

No nosso post falaremos como é a evolução nas graduações e as mudanças de faixa no Jiu-Jitsu, desde o iniciante na faixa branca até o Grão-Mestre na faixa vermelha. Continue lendo!


A progressão das faixas

Todo aquele que iniciar a prática do Jiu-Jitsu usará a faixa branca, independente de idade, peso ou qualquer outro critério.

A partir da faixa branca, a sequência varia de acordo com a idade.

Para quem tem de 4 até 15 anos, apresentamos abaixo o quadro com o sistema oficial:


Imagem de: IBJJF

Abaixo, o quadro mostra a sequência das faixas para os praticantes a partir dos 16 anos, sempre observando que inicia-se pela branca.


Imagem de: IBJJF


Mudanças de faixas e as graduações


Para mudar de faixa, o aluno tem que conquistar os graus e estas graduações dependem do desempenho e performance de cada aluno, sendo avaliada pelo instrutor.

Os graus equivalem ao desempenho e a evolução do aluno.

Toda faixa do Jiu-Jitsu tem na sua ponta uma tarja preta e este é o local destinado para a colocação dos graus.

Esses graus são representados por fitas adesivas ou esparadrapos grudados na tarja preta de cada faixa.

Analisando os quadros acima, até a faixa marrom, cada uma delas tem quatro graus ou quatro níveis de graduação.


Imagem de: IBJJF



Entendendo melhor a faixa preta

Se nas faixas anteriores as graduações dependem do instrutor e do desempenho do praticante, na faixa preta as normas mudam um pouco.

Para usar a faixa preta o praticante precisa ter no mínimo 19 anos de idade.

Após conquistar a faixa preta (o primeiro nível), o aluno só poderá ser graduado, no mínimo, após 3 anos da conquista da faixa.

As duas próximas graduações também só poderão acontecer no período mínimo de 3 anos de cada graduação.

O praticante só poderá atingir o 4º, 5º e 6º graus tendo, no mínimo, há cinco anos conquistado a graduação anterior.


A faixa vermelha

A faixa preta e vermelha representa o sétimo grau e o praticante terá que ter, no mínimo, 50 anos de idade e 7 anos com a graduação anterior.

A faixa vermelha e branca representa o oitavo grau na graduação do Jiu-Jitsu e só poderá ser requerida a partir de decorridos 7 anos da graduação anterior e para alunos com no mínimo 57 anos de idade.

A faixa vermelha representa o nono grau na graduação geral e um praticante de Jiu-Jitsu poderá chegar até este nível na escala de evolução da luta após 10 anos da última graduação, o nível 8, sendo este praticamente a última graduação do praticante.

Então, se o atleta conseguir chegar na faixa preta aos 19 anos, que é a idade mínima, e fizer tudo de acordo com as normas da IBJJF, ele chegará à tão sonhada faixa vermelha com 67 anos de idade.

O décimo grau na faixa vermelha foi conferido, até os dias de hoje, apenas aos pioneiros do Jiu-Jitsu, os irmãos Gracie: Carlos, Oswaldo, George, Gastão e Hélio.



Aprendiz do Grão-Mestre

A Arena Academia tem a satisfação de fazer parte da história do Jiu-Jitsu no Brasil e de ter trazido a arte para a cidade de Curitiba por meio do mestre Evanri Gurgel, seu fundador.

Evanri Gurgel é o atleta mais graduado do estado do Paraná, com 6 graus na faixa preta.

Gurgel foi aluno de Álvaro Barreto, discípulo direto de Hélio Gracie e um dos raros faixas vermelha - nono grau, uma das figuras mais importantes do Jiu-Jitsu no Brasil e no mundo.

Abaixo, segue a tabela completa de graduação oficial da IBJJF:




Se você gostou do nosso post, compartilhe com um amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário