quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Tênis Lifter para LPO: vale a pena usar?

Um dos pilares do CrossFit é o LPO, ou seja, o Levantamento de Peso Olímpico e, para que o exercício seja praticado de forma correta, é preciso atentar para o tênis que se usa na hora do treino.

Ao pensar em tênis para CrossFit já é comum vir à mente um lifter e hoje as grandes marcas de tênis apostam no modelo para LPO.

Você conhece o modelo lifter para LPO?

No nosso post falaremos sobre os modelos, sua utilização e benefícios. Leia mais.


Por que usar tênis Lifter?

Também conhecidos como sapatilhas para LPO, os tênis lifter ajudam a ter um melhor desempenho no levantamento de peso, favorecendo ainda a postura correta nos agachamentos e nos treinos de alta intensidade em geral.

Possui uma altura diferenciada no calcanhar para ajudar na recepção da barra, uma vez que, dependendo do movimento, tende-se a gerar uma sobrecarga na parte posterior,proporcionando assim mais equilíbrio.

No interior do tênis, a parte em que seu pé se encaixa, é mais firme, o que ajuda a ter um contato com o solo mais seguro.

Os tênis lifter ajudarão a levantar mais peso, fazendo o movimento com maior precisão.

São indicados, principalmente, para cargas mais elevadas nos movimentos tradicionais, como snatch e clean and jerk, pois geram estabilidade e conforto nos treinos, melhoram suas qualidades técnicas e podem levar ao tão desejado aumento dos PRs.


Existe modelo ideal?

Por mais parecidas que sejam as sapatilhas ou cada par de tênis lifter, de acordo com a marca, existem peculiaridades.

Cada marca fabrica seu tênis com altura e largura diferentes e isso mostra um produto final também diferenciado.

Além disso, cada pé tem sua anatomia própria e, por isso, o recomendado é que você experimente os modelos das variadas marcas, veja o que melhor se adapta ao tamanho do seu pé e que lhe proporcione conforto na hora dos treinos.


Modelos encontrados no mercado

Ao pesquisar sobre tênis lifter para LPO aparecem, como já dissemos, várias marcas em diversos modelos, e vale a pena ressaltar que a maioria deles é difícil de ser encontrada no Brasil.

Existem modelos exclusivos para levantamento e entre eles citamos a marca Reebok, Nike, Legacy, Adipower e o Romaleos. São mais firmes e duros e, obviamente, mais pesados.

O modelo mais leve é o da Adidas, seguido de outros como o Romaleos e o Legacy, sendo que o modelo da Legacy é o maior na altura do calcanhar, com 22 cm.

Em 2017 chegaram os primeiros lifters brasileiros, fabricados inicialmente em dois modelos pela marca Foost. Também vale a pena experimentar.


Lembre-se sempre que os tênis fazem parte do treino e que buscar por uma academia especializada é fundamental para sua segurança e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário