quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Muay Thai: de onde vem seu mestre?

O que hoje chamamos de Muay Thai aqui no Brasil, há mais de 2000 mil anos era chamado de Chupasart.

Alguns consideram o método como uma luta, outros como atividade física e mental e, para muitos, é uma Arte Marcial.

O Muay Thai é chamado e conhecido também pelos brasileiros como boxe tailandês e internacionalmente como Thai Boxing, além de ser reconhecido como a arte das oito armas.

No nosso post contaremos a história, o surgimento no mundo e quem foram os mestres que trouxeram o Muay Thai para o Brasil. Leia mais!


Como surgiu o Muay Thai

Segundo a história, habitantes da China Central migravam à procura de liberdade e de terras férteis, objetivando chegar na província de Yunann, nas margens do rio Yang Tsé, região onde supostamente deu-se início ao povo tailandês.

Neste trajeto, os tailandeses eram atacados por saqueadores, guerreiros e também por animais, além de contraírem muitas doenças.

Para se defenderem, eles desenvolveram uma luta que chamaram de Chupasart. Nessa luta, usavam armas como facas, lanças, escudos e machados, mas começaram a perceber que em seus treinamentos aconteciam acidentes e machucados entre eles.

Decidiram, então, substituir as armas por golpes com as palmas das mãos, atacando com as pontas do dedos e segurando o inimigo com as mãos em garras.

Assim, na Tailândia, foi o início do que hoje chamamos de Muay Thai.


O Muay Thai no Brasil

Da sua origem aos dias de hoje, o Muay Thai mudou e evoluiu muito. É um esporte reconhecido e praticado mundialmente, sendo o desporto mais praticado na Tailândia, sua terra de origem.

O esporte evolui tanto que, em 2016, recebeu do COI (Comitê Olímpico Internacional) reconhecimento provisório para se tornar um esporte olímpico.

Em 1979, o Muay Thai chegou ao Brasil, na cidade de Curitiba, por intermédio do Grão Mestre Nélio Borges de Souza, mais conhecido como Nélio Naja, que havia passado dois anos aprendendo os métodos com os mestres na Tailândia.

Naja foi a base principal para que Curitiba despertasse no cenário nacional, através da formação de outros lutadores, formando campeões nacionais.


A evolução do Muay Thai no Brasil

Aprender uma arte marcial milenar requer do aluno e do praticante muita atenção no quesito da escolha do seu mestre.

Abaixo citaremos alguns nomes que fizeram e fazem a história do Muay Thai nacional e que tiveram seu início em Curitiba, alguns deles discípulos diretos do Mestre Naja, inclusive nomes que levaram o nome da cidade, do país e da luta internacionalmente.

Rudimar Fedrigo foi um dos primeiros alunos de Naja, também se destacando na modalidade e se tornando outro Grão Mestre. Rudimar inovou a arte do Muay Thai com o Chute Boxe, destacando-se nacional e internacionalmente..

Fábio Noguchi também foi aluno de Nélio Naja, conquistou faixa preta em 1985 no Rio de Janeiro e tornou-se destaque do Muay Thai, levando o nome de Curitiba a âmbito nacional e internacional, bem como o trabalho de Naja.

Outro grande nome do Muay Thai também é de Curitiba: o Mestre Osmar Dias, tetracampeão brasileiro. Osmarzinho, como foi conhecido nas academias, conseguiu registro no Boxrec (cadastro internacional de boxeadores).

Osmarzinho foi responsável pela formação de outro faixa preta, também nascido no berço do Muay Thai no Brasil, a cidade de Curitiba, o Mestre Fernando Fefê que já atuou fora do país levando o nome do Brasil a nível internacional, quando o assunto é Muay Thai.

Fefê, por sua vez formou diversos faixas pretas, dentre eles destacamos Rafael Teixeira. Professor e atleta, Teixeira há 20 anos se destaca na modalidade com muita determinação e responsabilidade.

Rafael é líder da Teixeira Team, equipe que coordena os treinos de Muay Thai na Arena Academia e além das vitórias conquistadas traz em seu currículo a formação de vários atletas faixas pretas, entre eles citamos: Rodrigo Teixeira, Marcelo França, Jordan Marciano, Luana Mathias, Fábio Alberto, Robison de Souza, Carlos Thaide Diogo, Diego Shaolin, Cristiano Borba e Leandro Pires.

A história do Muay Thai no Brasil começou em Curitiba e por aqui passaram e passam grandes mestres e grandes professores e só quem aprendeu com os grandes mestres, poderá ensinar de forma verdadeira, preservando a tradição, promovendo o conhecimento da arte ensinada e despertando o talento do aluno.


Acesse nosso blog e conheça outras histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário