quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Lesionado? Pilates com aparelhos é a solução

Desde a sua criação, há cem anos, o Pilates ganhou popularidade e adeptos no mundo inteiro.

A série criada pelo físico alemão Joseph Pilates se baseia em uma ordem específica de exercícios que obedecem a um ritmo respiratório, exigindo concentração e permitindo ao praticante um maior poder de controle sobre o corpo.

Sua prática apresenta melhora nos casos de estresse, ansiedade e nervosismo, entre outros benefícios, sendo também um grande aliado para quem está lesionado.

No nosso post, falaremos como o Pilates com aparelhos pode ajudar nessa recuperação. Leia mais.


Os benefícios do Pilates

De crianças a idosos, todos podem praticar o método sem restrições, evidentemente, cada um seguindo as orientações dentro da sua faixa etária.

O Pilates trabalha o condicionamento físico, promovendo o alongamento e o fortalecimento muscular, estimulando a circulação e a flexibilidade do corpo e ajudando a evitar possíveis lesões.

Sua prática também contribui para o aumento do equilíbrio corporal e corrige a postura.

Ainda ajuda a emagrecer, além de proporcionar o relaxamento físico e emocional no praticante.

E, como já falamos, o exercício com aparelhos pode ser a solução, caso você esteja lesionado.


Pilates com aparelho x lesões

Se você está lesionado, o importante é atentar para o fato de continuar uma atividade física, aliando prática do exercício com a recuperação do órgão lesionado.

Não é de hoje que atletas estão aderindo ao Pilates com aparelhos para tratar das suas lesões. Médicos e fisioterapeutas orientam de uma forma geral a prática dessa atividade como alternativa de tratamento.

Abaixo elencamos alguns exercícios com aparelhos que poderão ajudar na recuperação de lesões, principalmente as situadas nos ombros, joelhos ou coluna:

Agachamento no Cadilac - esse exercício fortalece os joelhos e também o quadril, ajudando na reabilitação de ambos.

Bridge I - a sequência feita de forma correta vai fortalecer os extensores do joelho, quadril e coluna, sendo uma boa prática para quem está principalmente com o joelho lesionado.

Elephant - o quadril e os flexores dos joelhos serão alongados durante a prática do Elephant.

Supino em prancha - o exercício visa estabilizar a coluna vertebral, cintura pélvica e escapular, além de fortalecer flexores do quadril e extensores do cotovelo.

Fortalecimento em diagonal - os abdutores e extensores horizontais do ombro, rotadores superiores e adutores das escápulas são fortalecidos de uma maneira geral. Indicado para lesões nos ombros.

Além desses, existem vários outros exercícios de Pilates com aparelhos que poderão ajudar no tratamento para a sua lesão e recomendamos que você visite uma academia especializada e comece os treinos.


Segurança e seriedade

Nos aparelhos, as aulas são individuais e o instrutor faz adaptações analisando o perfil e a necessidade de cada aluno. Por isso, o Pilates com aparelhos é o mais indicado para quem tem algum problema de lesão.

Importante ressaltar que todos os exercícios devem ser feitos com a ajuda de um profissional da área, para que a lesão seja recuperada com segurança.

Por isso, os profissionais da Arena Pilates Studio são todos fisioterapeutas capacitados para avaliar o seu caso e orientar a prática de forma adequada.

Você tem algum amigo que está lesionado e deixou de fazer uma atividade física? Compartilhe nosso post para ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário