quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

É possível ser fitness sendo vegano?

De acordo com pesquisa realizada em 2017, o mercado vegano cresce 40% ao ano no nosso país, ou seja, as dietas veganas estão cada vez mais ganhando adeptos.

Mas, por mais que esse tipo de alimentação esteja se popularizando, ainda restam muitas dúvidas e mitos.

Nesse post iremos falar de forma mais detalhada qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo, sobre como manter a saúde com uma dieta vegana, e, claro, se é possível “ser fitness” com esse tipo de alimentação. Continue lendo!

Dieta vegana X vegetariana

Muitas pessoas ainda não conseguem compreender qual a diferença entre uma dieta vegetariana e uma vegana.

Uma pessoa que é vegetariana não consome qualquer tipo de carne, seja branca ou vermelha, mas ingere alimentos que tenham origem animal, como o ovo, leite e seus derivados.

Já o vegano não consome nada que tenha origem animal, ou seja, ele tem uma dieta um pouco mais restrita, não incluindo ovos, leite e seus derivados. Apenas podem ser ingeridos alimentos de origem vegetal.

Como a dieta é um tanto quanto restritiva, normalmente é associada à falta de nutrientes, como cálcio, proteínas e até mesmo carboidratos. Isso é um mito!

Ligamos o cálcio ao consumo de leite, mas ele também pode ser consumido em outros alimentos, como o tofu, a couve e até mesmo no famoso brócolis. Ou seja, um vegano consegue facilmente substituir sua demanda de cálcio através de outras fontes.

Já em relação à proteína, existem muitas do tipo vegetal, que podem ser encontradas no feijão, na lentilha, no brócolis, em cogumelos, na soja e no amado grão-de-bico. Não faltam opções para quem quer uma alimentação rica em proteínas vegetais!

Também é muito falado do perigo de uma criança seguir uma dieta vegana, mas frisamos que se bem planejada, com acompanhamento de nutricionista e um médico, não há problema algum.

Ficando em forma com dieta vegana ou plant based

Normalmente a dieta vegana é associada à perda rápida de peso, o que podemos afirmar que é uma informação falsa. Apesar da alimentação ser apenas de origem vegetal, não necessariamente ela é de baixo teor de gordura.

Para uma dieta vegana realmente promover a perda de peso, é necessário que seja uma dieta balanceada e ligada a uma rotina de exercícios físicos.

Já se você segue uma dieta vegana e está preocupado sobre ganhar massa muscular, saiba que uma boa combinação de leguminosas, como feijão, soja e de cereais, como arroz, aveia e outros, fornece a quantidade de proteínas que você comeria em carnes e ovos.

Podemos citar de exemplo o fisiculturista conhecido como Paru, que é vegano há 14 anos e tem um canal no YouTube para divulgar e conscientizar sobre a musculação vegana.

Ainda internacionalmente temos como exemplo de atleta de alto rendimento o NBA All-star e campeão olímpico de basquete Kyrie Irving, que inclusive participou recentemente de um comercial de conscientização vegana realizado pela Nike, a gigante do mercado de artigos esportivos.

Não se pode deixar de fora também as irmãs tenistas multi-campeãs Serena e Venus Williams, que apesar de um deslize ou outro com sushi, que confessam ser sua fraqueza, são adeptas ferrenhas da dieta mais amada pelos ativistas.

No Brasil, a também conhecida jogadora de vôlei Fernandinha Ferreira, ex-campeã olímpica, se tornou vegana ainda quando competia. Declarações da mesma dizem que ela se sentia melhor, se lesionava menos e se recuperava muito mais rápido.

Se você quer ver mais pessoas que se superam sendo veganos, não deixe e começar a seguir a página Equipe Multiesportiva Força Vegana que mostra atletas veganos nas mais diferentes categorias e esportes.

Por fim, não esqueça que independente da escolha da sua dieta, você deve sempre ter uma orientação médica e um acompanhamento nutricional para ter certeza que suas necessidades nutricionais estão sendo supridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário