segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Jiu-Jitsu: o que é e como escolher onde praticar?

O Jiu-Jitsu é uma das mais conhecidas e importantes lutas marciais do mundo, além de ser considerada uma das mais imbatíveis.

Na sua origem, tinha como objetivo apenas a defesa pessoal, mas se tornou uma das artes marciais que mais cresce no mundo, sendo que milhares de pessoas são adeptas da modalidade, muitas vezes como prática regular de uma atividade física.

Além da parte física, a prática do Jiu-Jitsu traz ao praticante o exercício constante da disciplina pessoal e do respeito ao outro.

Você encontrará em nosso post tudo o que precisa saber sobre Jiu-Jitsu, começando pela história desta modalidade, sua origem e seu objetivo, além de dicas para que você tenha segurança e conforto na escolha da academia adequada.


Como surgiu o Jiu-Jitsu

O Jiu-Jitsu surgiu lá na época de Buda, 500 a.C., pelos seus seguidores. Nesta época, o budismo se espalhava rapidamente por toda a Índia e os monges que percorriam longas distâncias para divulgar a religião eram alvos de assaltos e roubos, fato que era comum naquele tempo.

Para se defender destes assaltos, os seguidores de Buda criaram e aprenderam um sistema de luta que não utilizava armas; lembrando aqui, que Buda é um dos maiores exemplos de pacificador que a humanidade conhece.

Desta forma, os monges começaram a estudar profundamente os pontos vitais do corpo humano, aprenderam movimentos físicos e o uso das alavancas (um golpe muito utilizado na modalidade) e assim surgiu o que chamamos hoje de Jiu-Jitsu.


O surgimento do Jiu-Jitsu no Brasil

Com a morte de Buda e as influências das religiões locais, tanto o budismo como o método de defesa criado pelos monges, foram perdendo força. Muito mais tarde, uns 200 anos depois, os seguidores da religião de Buda começam a migrar para outros locais como o Tibet, China e Japão. E é no Japão que a luta começa a ganhar força.
Por isso, muitos afirmam que o Jiu-Jitsu teve sua origem no Japão.

No início do século XX, chegava no estado do Pará o cônsul do Japão, Mitsuo Maeda, conhecido como conde Koma. Mitsuo Maeda,  além de conde, era também praticante e professor de Jiu-Jitsu no Japão.

Maeda decide, então, na cidade de Belém, reunir um grupo de amigos para ensinar Jiu-Jitsu e os irmãos Carlos, Gastão e Oswaldo Gracie fizeram parte desse primeiro grupo ensinado pelo japonês.

Carlos tinha um irmão mais novo, Hélio Gracie, um jovem que tinha vários problemas de saúde e que, a partir da prática do Jiu-Jitsu, apresentou consideráveis melhoras em seu quadro. Alguns anos depois, a família Gracie mudou para o Rio de Janeiro e a cidade passou a ser conhecida como a Casa do Jiu-Jitsu no Brasil.

O irmão mais novo, Hélio Gracie começa a ganhar destaque mundial no chamado Jiu-Jitsu Brasileiro, termo e modalidade criada pela família, tornando-se um dos primeiros e mais importantes representantes do Jiu-Jitsu nas décadas de 30 e 40.

Hélio também apresentou as artes marciais aos palcos do país e foi iniciador e mestre de muitos lutadores que se destacaram na modalidade. 



Experiência e Qualidade

Como já mencionamos, o Jiu-Jitsu se tornou uma das modalidades mais populares entre as artes marciais e que, a partir desta popularidade, muitas academias surgiram para desenvolver atletas ou simplesmente para ensinar aos interessados técnicas de defesa pessoal e ataque, de acordo com os pilares do Jiu-Jitsu.

Saber escolher a academia onde você vai aprender o Jiu-Jitsu é um fator de relevante importância, pois você precisa saber com quem você está aprendendo.

A Academia Arena tem sua raiz na história e na origem do Jiu-Jitsu Brasileiro, seu fundador é Evanri Gurgel Jr., que aprendeu a arte no Rio de Janeiro, com Álvaro Barreto, um dos únicos atletas faixa vermelha no mundo. Álvaro, por sua vez, foi discípulo de Hélio Gracie. Gurgel é um dos precursores do Jiu-Jitsu no sul do país, também é o único atleta faixa preta 6º Grau do estado Paraná e membro-integrante da Federação Paranaense de Jiu-Jitsu.


E como escolher onde praticar Jiu-Jitsu?


Ao decidir aprender e praticar esta modalidade de arte marcial, se torna imprescindível que você saiba como escolher onde praticar o Jiu-Jitsu, conhecer as origens da academia.

A confiança deve ser o seu primeiro sentimento em relação ao local que você frequentará.

Procure saber quem são os responsáveis pela academia, quem são os professores e com quem eles aprenderam.

Avalie a reputação da academia, do professor e dos métodos empregados. E lembre-se que o Jiu-jitsu vai além do aprender a se defender e atacar. O Jiu-Jitsu envolve disciplina pessoal, respeito para com o outro e autocontrole físico e emocional.

A Academia Arena convida você a fazer uma visita e conhecer nossa estrutura e o nosso grupo de profissionais.



Que tal compartilhar nosso post para que mais pessoas tenham informações do surgimento e da escolha correta da prática do Jiu-Jitsu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário