terça-feira, 28 de novembro de 2017

O que é CrossFit?


Há muito tempo sabe-se dos benefícios que uma atividade física traz para o nosso corpo. Sabemos também que praticar exercícios é uma necessidade fundamental para a saúde mental e física do ser humano.

A prática de um esporte ou de uma atividade, quando acompanhada por um profissional, só traz vantagens. Mas, mesmo assim, na maioria das vezes, fugimos e adiamos o compromisso de cuidar do corpo e da mente, talvez por falta de vontade ou por pensar que será só mais uma rotina incorporada ao nosso dia a dia.

E, para mudar essa visão do chato e metódico, surge uma nova modalidade de treinamento, o CrossFit.

Continue lendo nosso post e conheça o que é CrossFit e como ele impacta positivamente na saúde do corpo e da mente!


Como surgiu o CrossFit

O CrossFit foi criado no ano 2000 por Greg Glassman, um ex-atleta e também treinador de ginástica olímpica. Na época, Greg tinha como objetivo formar atletas mais completos, por isso, pensou em uma modalidade que permitisse trabalhar todas as capacidades físicas.

Ele começou usando as ferramentas de ginástica, como as conhecidas argolas e barras assimétricas. Passou também a utilizar exercícios de coordenação e equilíbrio: os exercícios metabólicos.

Esses exercícios eram os praticados, até então, pelos remadores, corredores e nadadores, através de remadas, exercícios de puxar e empurrar, flexionar e esticar.

Além dos exercícios metabólicos, Greg Glassman utilizava-se dos exercícios de treinamento dos atletas olímpicos da modalidade de levantamento de peso, assim podia treinar o condicionamento físico dos atletas.


Os pilares utilizados pelo CrossFit

Como você já sabe, o CrossFit passa por várias modalidades de esportes para que todas as capacidades físicas sejam trabalhadas. E é baseado em movimentos funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados. Por isso, alguns pilares são seguidos:

● O movimento funcional trabalha todo o corpo, movimentando todas as articulações e musculaturas de uma forma harmoniosa e integrada.

● Todo dia tem novidade e dinamismo, fazendo com que os exercícios sejam constantemente variados. Os treinos fazem com que você exercite todas as suas capacidades, permitindo desenvolvimento das 10 capacidades físicas existentes no corpo humano.

● Dentro do CrossFit sempre há o desafio de superação do seu limite. Evidentemente que estipular e estimular esses limites sempre será tarefa do coach que te orientará de forma correta e te levará ao desafio da alta intensidade, ou como preferir, a superação.


As capacidades do corpo estimuladas pelo CrossFit

Você sabia que o seu corpo tem 10 capacidades físicas que podem ser despertadas e desenvolvidas com o CrossFit?

Quatro destas capacidades são chamadas de treináveis e são elas: a força, flexibilidade, resistência muscular e resistência aeróbica. Temos outras quatro denominadas de capacidades neurais que são: equilíbrio, agilidade, coordenação e precisão. Para finalizar temos a velocidade e a potência.

Você já pensou em uma única modalidade desenvolver todas essas capacidades? O CrossFit permite esse avanço através de um programa de treinamento que trabalha a força e o condicionamento físico em geral, a partir de movimentos e treinos funcionais.


O CrossFit é para todos!

Você deve estar pensando que fazer CrossFit é só para atletas. E isso não é verdade.

É claro que como todo exercício, é necessário que você seja acompanhado de um profissional qualificado, mas independente de ser iniciante, intermediário ou até mesmo um atleta, o CrossFit é uma modalidade para todos.

Além disso, rotinas monótonas não combinam com essa modalidade. Você sempre terá exercícios diversos e atividades dinâmicas e desafiadoras.

Em uma aula de CrossFit você poderá perder em média entre 450 a 750 calorias, então além de melhorar a forma física, o CrossFit permite uma melhor qualidade de vida, já que as atividades físicas liberam endorfina, o hormônio do bem-estar.

Que tal começar agora mesmo? Procure uma academia com profissionais qualificados, como a Arena Academia, e melhore sua qualidade de vida!


Se gostar do nosso artigo, não deixe de compartilhar nas redes sociais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário